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  • Área de Formação

    Trabalho Social e Orientação

  • Referencial de Formação

    Agente em Geriatria

  • Conteúdos Programáticos



    Perfil do técnico de ação direta em geriatria
    Qualidades do técnico em geriatria
    A relação humana que o técnico deve estabelecer com o idoso
    Funções do técnico de ação direta em geriatria
    Importância da resiliência nos técnicos de geriatria
    Fatores associados ao comportamento social e emocional do técnico
    Fatores que influenciam o comportamento social e emocional
    Aspetos da linguagem que se devem ter sempre em conta na relação com um idoso
    Aspetos atitudinais que se devem ter em conta na relação com um idoso
    Apresentação pessoal e higiene do técnico de ação direta em geriatria
    Higiene e o arranjo pessoal do técnico
    Higiene dos instrumentos de trabalho (farda, calçado, entre outros)
    Apresentação pessoal do técnico
    Ética e Deontologia
    Conceitos de ética e deontologia
    Alguns aspetos inerentes à ética e deontologia (responsabilidade, sigilo profissional…)
    Código deontológico do técnico de ação direta em geriatria
    Direitos e deveres do técnico
    Atos e ações corretas e incorretas
    Atos lícitos e ilícitos
    Atos legítimos e ilegítimos
    Sanções
    Princípios e valores
    Principais princípios no trabalho em geriatria (competência, responsabilidade, integridade e respeito pelos direitos e dignidade da pessoa)
    Principais valores a defender na prática em geriatria
    Técnicas de resolução de conflitos
    Técnicas que se devem usar (deliberação e persuasão – em casos extremos)
    Técnicas que nunca se devem usar (manipulação e coersão)
    Comportamento do técnico face às barreiras atitudinais do idoso
    Barreiras atitudinais do idoso
    Role-play de situações problema
    Direitos humanos dos idosos
    Direito à independência
    Direito à participação
    Direito à assistência
    Direito à autorrealização
    Direito à dignidade
    Protocolo de atuação em caso de deteção de casos de maus tratos
    Competências valorizadas pelos empregadores - transferíveis entre os diferentes contextos laborais
    Competências relacionais
    Competências criativas
    Competências de gestão do tempo
    Competências de gestão da informação
    Competências de tomada de decisão
    Competências de aprendizagem (aprendizagem ao longo da vida)
    Pesquisa de informação para procura de emprego
    Curriculum vitae
    Candidatura espontânea
    Entrevista de emprego

  • Objectivo Geral

    Identificar as características essenciais do técnico de geriatria.
    Reconhecer e aplicar os princípios fundamentais da deontologia e ética, na função de acompanhamento do idoso.
    Explicar as diferentes formas de resolução de conflitos, consoante as características dos mesmos.

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