Manifestar interesse

Informação sobre o curso

  • 50

  • 0.00

  • Área de Formação

    Trabalho Social e Orientação

  • Referencial de Formação

    Animador Sociocultural

  • Conteúdos Programáticos

    UFCD 0349 - Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho - conceitos básicos
    Conteúdos
    AMBIENTE
    SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO
    CONCEITOS BÁSICOS RELACIONADOS COM A SHST
    ENQUADRAMENTO LEGISLATIVO NACIONAL DA SHST
    ACIDENTES DE TRABALHO
    DOENÇAS PROFISSIONAIS
    PRINCIPAIS RISCOS PROFISSIONAIS
    SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE
    EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA E DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

    UFCD 4255 - Desenvolvimento pessoal e social - o papel da escola
    Conteúdos
    A função da escola no processo de socialização e instrução
    As consequências da massificação do ensino – da igualdade de acesso à desigualdade de sucesso
    A relação da heterogeneidade de público escolar face à interação seletiva operada na escola
    Os conceitos de habitus cultural e aluno ideal, num pressuposto de seletividade
    A escola num quadro de reprodução da cultura da classe dominante

  • Objectivo Geral

    UFCD 0349 - Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho - conceitos básicos
    Objetivos
    Identificar os principais problemas ambientais.
    Promover a aplicação de boas práticas para o meio ambiente.
    Explicar os conceitos relacionados com a segurança, higiene e saúde no trabalho.
    Reconhecer a importância da segurança, higiene e saúde no trabalho.
    Identificar as obrigações do empregador e do trabalhador de acordo com a legislação em vigor.
    Identificar os principais riscos presentes no local de trabalho e na atividade profissional e aplicar as medidas de prevenção e proteção adequadas.
    Reconhecer a sinalização de segurança e saúde
    Explicar a importância dos equipamentos de proteção coletiva e de proteção individual.

    UFCD 4255 - Desenvolvimento pessoal e social - o papel da escola
    Objetivos
    Identificar as alterações operadas na instituição escolar, no que respeita à sua filosofia e conceção.
    Contextualizar os fatores de sucesso e insucesso escolar no quadro da heterogeneidade estudantil.

Manifestar interesse