Na última década temos assistido a um crescente aumento quer de organizações, quer de iniciativas culturais que proporcionam atividades regulares no domínio das artes, espetáculos, etnografia, visitas ao património histórico, dirigidas quer aos residentes, quer aos turistas que nos visitam nas modalidades de “city break”, religioso, cultural e ambiental. No setor social e cultural existe uma elevada necessidade de qualificação de animadores sócio culturais com uma visão integrada, quer das técnicas de animação, planificação, divulgação e gestão de iniciativas turísticas e culturais.O Curso pretende ainda gerar uma reflexão sobre as estratégias que poderão adotar os museus e outros equipamentos culturais, enquadrados em territórios de elevado fluxo turístico, para proporcionarem experiências valorosas, a uma multiplicidade de públicos que vão dos nacionais aos internacionais, do individuo ao grupo.++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++Informação sobre o CV da Formadora: Ana Patrícia Remelgado:Licenciada em História, var. Arte na UP. Doutorada em Comunicação e Museus. Pós-Graduação Marketing Management na Porto Business School. Desde 2009, exer-ce a sua atividade enquanto consultora em Museus e Empre-sas, na área da Gestão da Informação, Comunicação e Mar-keting no sector Cultural e Criativo. Desde 2015, é docente convidada da Univ. Portucalense, no Porto, Departamento de Turismo e Património Cultural, no domínio do Planea-mento Cultural e das Indústrias Criativas, Museologia e Eno-turismo. Colabora, enquanto docente, com ISPGAYA.É autora e coordenadora da plataforma “Pportodosmuseus.pt” (www.pportodosmuseus.pt), projeto distinguido com o Prémio Menção Honrosa “Melhor Comu-nicação Online 2010 e 2012”,