Informação sobre a edição do curso

  • Pós-Laboral

  • 25

  • 04/06/2019

  • 25/06/2019

  • BRAGA


    -

    GPS: indefinido

  • 0.00

  • Condições de Inscrição

    Adultos em idade Ativa, em processo de qualificação e/ou reconversão profissional:
    - Ativos/as empregados/as, com habilitação igual ou superior ao 3º ciclo.
    - Ativos/as desempregados/as, com habilitação igual ou superior ao ensino secundário e inscritos no IEFP há menos de 12 meses.

    Sendo uma formação de nível 4 (destinada preferencialmente a adultos com escolaridade entre o 3º ciclo e o ensino secundário), o curso pode integrar formandos com estudos superiores (bacharelato, licenciatura, pós-graduação e mestrado).


    Documentação a apresentar pelos candidatos, de suporte ao "Processo de Inscrição e Seleção":

    a) Ativos por conta de Outrém - Cópia do recibo de vencimento do mês anterior ao do inicio da formação ou declaração da Entidade Patronal atestanto que o formando é colaborador dessa entidade;
    b)Empresários em nome indicidual ou Trabalhadores independentes - impressão da situação profissional extraída do site da AT;
    c) Desempregados - Declaração do IEFP em como se encontra inscrito, com data não superior a um mês.

  • Área de Formação

    Turismo e Lazer

  • Observações

    É uma ação de formação gratuita, com a duração de 25h, conferindo o direito a certificado de formação.

  • Objetivo Geral

    • Identificar os principais métodos e técnicas de gestão do tempo e do trabalho.
    • Identificar fatores de êxito e de falência, pontos fortes e fracos de um negócio.
    • Elaborar um plano de ação para a apresentação do projeto de negócio a desenvolver.
    • Elaborar um orçamento para apoio à apresentação de um projeto com viabilidade económica/financeira.
    • Elaborar um plano de negócio.

  • Conteúdos Programáticos

    • Planeamento e organização do trabalho
      • Organização pessoal do trabalho e gestão do tempo
      • Atitude, trabalho e orientação para os resultados
    • Conceito de plano de ação e de negócio
      • Principais fatores de êxito e de risco nos negócios
      • Análise de experiências de negócio
        • - Negócios de sucesso
        • - Insucesso nos negócios
      • Análise SWOT do negócio
        • - Pontos fortes e fracos
        • - Oportunidades e ameaças ou riscos
      • Segmentação do mercado
        • - Abordagem e estudo do mercado
        • - Mercado concorrencial
        • - Estratégias de penetração no mercado
        • - Perspetivas futuras de mercado

    • Plano de ação
      • Elaboração do plano individual de ação
        • - Atividades necessárias à operacionalização do plano de negócio
        • - Processo de angariação de clientes e negociação contratual

    • Estratégia empresarial
      • Análise, formulação e posicionamento estratégico
      • Formulação estratégica
      • Planeamento, implementação e controlo de estratégias
      • Negócios de base tecnológica | Start-up
      • Políticas de gestão de parcerias | Alianças e joint-ventures
      • Estratégias de internacionalização
      • Qualidade e inovação na empresa

    • Plano de negócio
      • Principais características de um plano de negócio
        • - Objetivos
        • - Mercado, interno e externo, e política comercial
        • - Modelo de negócio e/ou constituição legal da empresa
        • - Etapas e atividades
        • - Recursos humanos
        • - Recursos financeiros (entidades financiadoras, linhas de crédito e capitais próprios)
      • Formas de análise do próprio negócio de médio e longo prazo
        • - Elaboração do plano de ação
        • - Elaboração do plano de marketing
        • - Desvios ao plano
      • Avaliação do potencial de rendimento do negócio
      • Elaboração do plano de aquisições e orçamento
      • Definição da necessidade de empréstimo financeiro
      • Acompanhamento do plano de negócio

    • Negociação com os financiadores