Inscrever nesta edição Todas as Edições

Informação sobre a edição do curso

  • Datas de Realização

    Primeira quinzena de julho (2 dias/semana - 09:00 às 18:00)

  • Horário

    09:00-13:00/14:00-18:00

  • Horas

    32

  • Início

    01/07/2020

  • Fim

    15/07/2020

  • Local de Formação

    Maia
    Rua António Gomes Soares Pereira, 188 C
    4470-139 MAIA

  • Área de Formação

    Serviço de Apoio a Crianças e Jovens

  • Observações

    FORMADORES:

    Coline Domingues:

    Doutorada pela Universidade de Toulouse-Le Mirail (França), Professora Auxiliar em gestão empresarial/industrial no Departamento de Engenharias da UTAD, onde leciona desde. Coordena desde 2012 a comunidade de prática pluridisciplinar sobre pensamento crítico e criativo da UTAD (WEBPACT). Investigadora do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) de Aveiro e do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD) da UTAD, os seus principais interesses científicos e publicações centram-se nas áreas do ensino/aprendizagem, nomeadamente do desenvolvimento do pensamento crítico no ensino superior e da gestão (de projeto, de operações, de recursos humanos e da qualidade, ambiental e mais recentemente na área do turismo. Coordenadora dos projetos de Inovação Pedagógica “Pensamento Crítico em rede no Ensino Superior” financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e do projecto Europeu Erasmus + “Crithinkedu: Critical Thinking Across the European Higher Education Curricula”(11 instituições de Ensino Superior de 9 países) http://crithinkedu.utad.pt/pt/what-is- crithinkedu/. Coordenou duas edições especiais da Revista Lusófona sobre Pensamento Crítico na Educação (no 32 e no 44) e uma edição especial sobre o mesmo tema na revista internacional Studies in Higher Education, no 44(5). Participou/a em vários eventos e/ou conferências em instâncias nacionais e internacionais sobre promoção de pensamento crítico no ensino/aprendizagem, tendo coordenado a organização do 2a seminário Internacional sobre Pensamento Crítico (2015) e sido membro integrante de várias comissões científicas. Colabora com a Sociedade Portuguesa Para o Ensino da Engenharia (SPEE) e é formadora na formação profissional de docentes em cursos sobre pensamento crítico.

     

    José Lopes

    Professor associado em psicologia da aprendizagem e da educação no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde leciona desde 1989. Pertence à comunidade de prática pluridisciplinar sobre pensamento crítico e criativo da UTAD (WEBPACT). Investigador do CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas – da Universidade do Porto. Os seus principais interesses de investigação são nas áreas do pensamento crítico, aprendizagem cooperativa e avaliação formativa. É coautor de vários livros: Métodos de aprendizagem cooperativa no Jardim de Infância – Um guia prático com actividades para os educadores de infância e para os pais; A aprendizagem cooperativa na sala de aula – Um guia prático para os professores; O Professor faz a diferença. Na aprendizagem dos alunos. Na realização escolar dos alunos e no sucesso dos alunos; 50 Técnicas de avaliação formativa; Eu, Professor, Pergunto. Vol. 1 – 20 respostas sobre planificação do ensino-aprendizagem, estratégias de ensino e avaliação; Eu, Professor, Pergunto, Vol. 2 – 18 respostas sobre necessidades e capacidades dos alunos, gestão da sala de aula e desenvolvimento profissional docente; Educar para o pensamento crítico na sala de aula; Pensamento crítico e criativo. 100 fichas para trabalhar na sala de aula. É formador de professores e de psicólogos.


    Helena Santos Silva

    Professora associada em Didática do Ensino das Ciências no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde leciona desde 1991. É investigadora do CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas – da Universidade do Porto. Pertence à comunidade de prática pluridisciplinar sobre pensamento crítico e criativo da UTAD (WEBPACT).Os seus principais interesses de investigação são nas áreas do pensamento crítico, aprendizagem cooperativa e avaliação formativa. É coautora de vários livros de Educação: Métodos de aprendizagem cooperativa no Jardim de Infância – Um guia prático com actividades para os educadores de infância e para os pais; A aprendizagem cooperativa na sala de aula – Um guia prático para os professores; O Professor faz a diferença. Na aprendizagem dos alunos. Na realização escolar dos alunos e no sucesso dos alunos; 50 Técnicas de avaliação formativa; Eu, Professor, Pergunto. Vol. 1 – 20 respostas sobre planificação do ensino-aprendizagem, estratégias de ensino e avaliação; Eu, Professor, Pergunto, Vol. 2 – 18 respostas sobre necessidades e capacidades dos alunos, gestão da sala de aula e desenvolvimento profissional docente; Educar para o pensamento crítico na sala de aula; Pensamento crítico e criativo. 100 fichas para trabalhar na sala de aula. É formadora em cursos de formação inicial e contínua de professores.


    Rita Payan Carreira

    Formada em Medicina Veterinária, é docente universitário há cerca de 35 anos. Integra o grupo WebPACT da UTAD, no âmbito do qual tem desenvolvido algum trabalho no âmbito do ensino de raciocínio clínico e incorporação de estratégias promotoras de pensamento crítico em sala de aula. Tem particular interesse nas estratégias de aprendizagem cooperativa, de feedback entre pares, questionamento que favorecem um pensamento complexo e a tomada de decisão, bem como na avaliação formativa e sumativa. Integrou a equipa do Projeto CRITHINKEDU – Pensamento Crítico nos Currículos do Ensino Superior Europeu, projeto no âmbito do Programa Erasmus+.

  • Conteúdos Programáticos

    1. A promoção do pensamento crítico no contexto do ensino
    2. Modelos e taxonomias de competências e disposições de pensamento crítico
    3. Modelos de desenho e planeamento de unidades curriculares/disciplinas
    4. Metodologias e estratégias promotoras do pensamento crítico
    5. Avaliação de competências de pensamento crítico

Inscrever nesta edição Todas as Edições