Inscrever nesta edição Todas as Edições

Informação sobre a edição do curso

  • Datas de Realização1 sessão/semana (Quartas feiras)
  • Horário18:30-21:30
  • Duração25.0 horas
  • Início03/03/2021
  • Fim28/04/2021
  • Local de FormaçãoE-Learning

    -
  • Condições de Inscrição

    Condições de participação:
    • Pessoas em idade ativa, a trabalhar por conta própria ou por conta de outrem (apresentar recibo de vencimento ou declaração de início de atividade).
    • Pessoas em situação de desemprego, há menos de um ano e inscritas no IEFP (apresentar declaração do IEFP).

  • Área de Formação

    Trabalho Social e Orientação

  • Observações

    Formação gratuita financiada pela medida 1.08 do POISE

  • Conteúdos Programáticos

    Evolução do Teatro ao longo da história da Humanidade
    Principais correntes e estéticas teatrais
    O texto dramático
    Arquitectura e locais de ação teatral
    Cenografia e espaço cénico
    A função do encenador
    A organização de uma estrutura de produção teatral
    O processo de construção do personagem e o trabalho do actor

  • Formador(es)

    • Helena Mendes Pereira

    • Curadora e investigadora em práticas artísticas e culturais contemporâneas. É licenciada em História da Arte (FLUP); frequentou a especialização em Museologia (FLUP), a pós-graduação em Gestão das Artes (UCP); é mestre em Comunicação, Arte e Cultura (ICS-UMinho) e doutoranda em Ciências da Comunicação, com uma tese sobre Mercado da Arte no pós 25 de Abril de 1974. Atualmente, é chief curator da zet gallery (Braga) e integra a equipa da Fundação Bienal de Arte de Cerveira como curadora e no apoio à coordenação artística, tendo sido com esta entidade que iniciou o seu percurso profissional no verão de 2007. No âmbito da educação e mediação cultural orienta visitas a exposições e museus de Arte Contemporânea, tendo já lecionado o tema em várias instituições de ensino. Integra, no ano letivo de 2018/2019 o corpo docente da Universidade do Minho como assistente convidada. É formadora sénior e consultora nas áreas de curadoria e gestão e programação cultural.


  • Metodologia

    Este curso tem enfoque na escrita criativa e da construção dramatúrgica, incluindo os processos de pesquisa e a relação do texto com o espaço do palco, o trabalho de ator e a encenação e que tudo será adaptado ao que é possível fazer em regime e-learning.
    O curso é monitorado pela Helena Mendes Pereira, mas com alguns convidados especiais, desde escritores e atores e encenadores.

Inscrever nesta edição Todas as Edições