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Duração
50.0 horas
Informação sobre o curso Ideias e oportunidades de negócio (UFCD 7853)
Duração
50.0 horas
Área de Formação

Comércio

Referencial de Formação

Técnico de Vendas

Conteúdos Programáticos

Criação e desenvolvimento de ideias/oportunidades de negócio
Noção de negócio sustentável
Identificação e satisfação das necessidades
- Formas de identificação de necessidades de produtos/serviços para potenciais clientes/consumidores
- Formas de satisfação de necessidades de potenciais clientes/consumidores, tendo presente as normas de qualidade, ambiente e inovação
Sistematização, análise e avaliação de ideias de negócio
Conceito básico de negócio
- Como resposta às necessidades da sociedade
Das oportunidades às ideias de negócio
- Estudo e análise de bancos/bolsas de ideias
- Análise de uma ideia de negócio - potenciais clientes e mercado (target)
- Descrição de uma ideia de negócio
Noção de oportunidade relacionada com o serviço a clientes
Recolha de informação sobre ideias e oportunidades de negócio/mercado
Formas de recolha de informação
- Direta – junto de clientes, da concorrência, de eventuais parceiros ou promotores
- Indireta – através de associações ou serviços especializados - públicos ou privados, com recurso a estudos de mercado/viabilidade e informação disponível on-line ou noutros suportes
Tipo de informação a recolher
- O negócio, o mercado (nacional, europeu e internacional) e a concorrência
- Os produtos ou serviços
- O local, as instalações e os equipamentos
- A logística – transporte, armazenamento e gestão de stocks
- Os meios de promoção e os clientes
- O financiamento, os custos, as vendas, os lucros e os impostos
Análise de experiências de criação de negócios
Contacto com diferentes experiências de empreendedorismo
- Por setor de atividade/mercado
- Por negócio
Modelos de negócio
- Benchmarking
- Criação/diferenciação de produto/serviço, conceito, marca e segmentação de clientes
- Parceria de outsourcing
- Franchising
- Estruturação de raiz
- Outras modalidades
Definição do negócio e do target
Definição sumária do negócio
Descrição sumária das atividades
Target a atingir
Financiamento, apoios e incentivos à criação de negócios
Meios e recursos de apoio à criação de negócios
Serviços e apoios públicos – programas e medidas
Banca, apoios privados e capitais próprios
Parcerias
Desenvolvimento e validação da ideia de negócio
Análise do negócio a criar e sua validação prévia
Análise crítica do mercado
- Estudos de mercado
- Segmentação de mercado
Análise crítica do negócio e/ou produto
- Vantagens e desvantagens
- Mercado e concorrência
- Potencial de desenvolvimento
- Instalação de arranque
Economia de mercado e economia social – empreendedorismo comercial e empreendedorismo social
Tipos de negócio
Natureza e constituição jurídica do negócio
- Atividade liberal
- Empresário em nome individual
- Sociedade por quotas
Contacto com entidades e recolha de informação no terreno
Contactos com diferentes tipologias de entidades (municípios, entidades financiadoras, assessorias técnicas, parceiros, …)
Documentos a recolher (faturas pró-forma; plantas de localização e de instalações, catálogos técnicos, material de promoção de empresas ou de negócios, etc…)